25 de março de 2010

Yakisoba (vegan)

Almoço chinês no fim de semana, super saboroso.

Ingredientes:

1/2 pimentão verde
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão amarelo
1 cebola
2 colheres de sobremesa de alho amassado
1/2 xícara de shoyu
250 gramas de espaguete integral (1/2 pacote)
1/3 de xícara de água
sal a gosto
4 colheres de sopa de amendoim descascado
2 xícaras de soja (pvt) grossa hidratada e picada em filetes
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de amido de milho

Preparo:
Fatie a cebola e os pimentões em filetes. Cozinhe bem o espaguete e reserve. Em uma panela grande refoque no óleo o alho. Adicione a cebola e, quando esta dourar, os pimentões. Adicione a carne de soja e mexa. Misture o shoyu, a água e o amido de milho até este último se dissolver. Adicione a líquido à panela. Misture bem pois a soja precisa ganhar sabor. Adicione sal e misture mais. Por fim, acrescente o espaguete, fazendo com que o molho e ele estejam bem integrados. Desligue o fogo e misture o amendoim.

Empadão integral de palmito (vegan)

Essa torta de palmito fica espetacular. Sempre que posso eu uso farinha de trigo integral, pois acho um disperdício usar só a farinha refinada. A farinha integral torna o prato mais nutritivo e crocante. O palmito desfiado faz as pessoas acharem que tem frango, o que obviamente não é verdade...

Ingredientes para a massa:
Essa receita é como a de quiche, mas um pouco maior, pois acima do recheio temos que colocar a tampa.
1 e 1/2 xícarade farinha de trigo integral
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo refinada
6 colheres de creme vegetal
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de axeite extra-virgem



Ingredientes para o recheio:
1 vidro médio de palmito (300g, de preferência o extra-macio)
1 cebola inteira processada ou bem picadinha
3 colheres de chá de alho batido
2 tomates pequenos
1 cenoura pequena ralada
4 colheres de molho de tomate
sal a gosto
Opcionalmente, 5 gotas de tabasco e 1/2 colher de chá de páprica doce

Preparo:
Para a massa, misture bem todos os ingredientes até ficar bem homogênea. Separe a metade e forre o fundo e as laterais de uma forma. Não deixe a camada de massa muito grossa. A massa mais fininha deixará o empadão mais leve. Se a intenção for tirar da forma, deixe a camada com 3mm mais ou menos.

Esse recheio lembra muito os recheios de frango que vemos em tortas compradas na rua. Só que, obviamente e felizmente, sem frango. Puro palmito, sem embromação.

Para o recheio, desfie bem o palmito com um garfo. Processe um tomate com casca e semente, a cenoura ralada e 1/3 da cebola picada, com 1 dedo de um copo de água. Em uma panela, refogue alho e depois o restante da cebola, acrescentando o palmito em seguida. Acrescente os outros ingredientes e deixe no fogo baixo até a água começar a evaporar e o molho ir ficando mais consistente. Retire do fogo e espere esfriar.

Coloque o recheio sobre a massa, na forma. Agora basta tampar com o restante da massa. Para isso, dica valiosíssima. Essa massa é quebradiça e é difícil fazer uma tampa inteira para a torta e inseri-la na forma. Há duas opções. Você pode ir moldando na mão pedaço por pedaço e ir encaixando (quando a torta assa as partes se unem e ficam praticamente imperceptíveis), ou usar um filme plástico sobre uma mesa e, sobre o plástico, moldar a massa e virá-la por cima da torta com a ajuda do plástico. Reserve massa para reforçar as beiradas. Evita que a massa da tampa se desloque quando o recheio começar a esquentar muito e dá um acabamento bacana na torta.

Assim como a esfiha, você pode pincelar azeite e shoyo por cima e salpicar gergelim sobre a torta. Leva de 30 a 40 minutos no forno médio (200º). Ao retirar, espere uns 10 minutos para desenformar ou partir. Ela ficará morna, mas será o suficiente para o recheio acentar.

16 de março de 2010

Esfiha integral (vegan)

Essa esfihinha faz o maior sucesso e adoro fazê-la como lanche. Acho que o fato de ser integral muda totalmente a textura da massa, que fica mais crocante.

Ingredientes para a massa:
1 pacotinho de fermento para pão (10g)
300ml de água morna
100ml de óleo vegetal
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
250g de farinha de trigo integral
250g de farinha de trigo branca
A receita da massa vem do guia vegano.

Ingredientes para o recheio:
1 e 1/2 xícara de pvt refogada com temperos diversos (esperimente azeitonas, cebolinha, shoyu e um pinguinho de pimenta tabasco). Se quiser variar, fica legal colocar um molho de tofu por cima, à base de limão.

Preparo:

Em uma tigela grande misture o fermento no açúcar e sal, com metade da água da água. Adicione o óleo e a farinha, progressivamente.  Acrescente o restante da água e misture até a massa ficar homogênea. Em uma mesa ou pia, esfarinhe a superfície e sove bem a massa.

Se você não tem muito jeito para fazer bolinhas idênticas que depois serão abertas e recheadas em forma de esfiha, faça como eu. Separe a massa em quatro partes e, uma de cada vez, abra com um rolo. Não se esqueça de sempre esfarinhar a superfície para não agarrar. Use um copo ou caneca para cortar círculos idênticos de massa. Com o círculo na palma de uma das mãos, coloque uma colher de recheio. Feche primeiro uma das extremidades, como se fosse fechar ao meio, mas vá até a metade da massa apenas. Depois junte a outra borda, formando um triângulo. Eu gosto das esfihas bem recheadas, por isso deixo uma parte central sem fechar. Fazendo dessa forma suas esfihas vão ficar no mesmo tamanho e muito mais bonitinhas na hora de servir. Se desejar, pincele com azeite e shoyu para dourar por fora, e salpique com gergelim. Nas esfihas foto abaixo eu simplesmente esqueci de fazer isso herere....

Antes de levar ao forno, deixe-as descansando por 10 min. Enquanto isso, esquente o forno. Depois leve as esfihas a 200ºc por 15 minutos, em média.

15 de março de 2010

Sopa de grão de bico (vegan)

Ingredientes
2 xícaras de grão de bico
1 cebola pequena
4 dentes de alho
4 colheres de sopa de óleo
Um punhado de cebolinha e salsinha
sal a gosto















Preparo
Deixe o grão de bico de molho em água por no mínimo 8 horas.
Leve à panela de pressão por 20 minutos (depois de começar a apitar), com água no dobro da altura dos grãos dentro da panela.
Processe a cebola e o alho (ou pique bem picadinho).
Refoque a cebola e o alho em uma panela com óleo.
Acrescente o grão de bico e a água.
Teste o sal.
Acrescente a cebolinha e a salsinha.

Sopa de grão de bico é um prato muito simples e extremamente rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Em cada 100g de grão de bico há 6g de fibras, na maioriasolúveis, ajudando o organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol. Contém também ácido (prevenção de doenças cardiovasculares e anemia), cálcio, ferro, magnésio e triptofano.

Risoto de abobrinha (vegan)

 simplesmente amo risoto, e este é sensacional... saborosíssimo.

Ingredientes:
Arroz arbório (aquela caixa vem com duas medidas embaladas a vácuo. Use apenas uma, pois rende muito)
1 abobrinha ralada com casca
2 punhados de champignon
1 colher de sopa de creme vegetal
sal a gosto
2 alhos espremidos
1 cubo de caldo de legumes
azeite
2 litros de água















Preparo:
Dissolva o clado de legumes na água, aquecendo-a.
Em outra panela refogue alho e a abobrinha em 2 colheres de sopa de óleo.
Adicione o arrroz arbório e mexa por um minutinho.
Aos poucos, com uma concha, vá acrescentando a água.
Teste o tempero. O arroz deve ficar al dente.
Quando desligar o fogo, acrescente o creme vegetal e mexa delicadamente.