16 de março de 2010

Esfiha integral (vegan)

Essa esfihinha faz o maior sucesso e adoro fazê-la como lanche. Acho que o fato de ser integral muda totalmente a textura da massa, que fica mais crocante.

Ingredientes para a massa:
1 pacotinho de fermento para pão (10g)
300ml de água morna
100ml de óleo vegetal
1 colher de sobremesa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
250g de farinha de trigo integral
250g de farinha de trigo branca
A receita da massa vem do guia vegano.

Ingredientes para o recheio:
1 e 1/2 xícara de pvt refogada com temperos diversos (esperimente azeitonas, cebolinha, shoyu e um pinguinho de pimenta tabasco). Se quiser variar, fica legal colocar um molho de tofu por cima, à base de limão.

Preparo:

Em uma tigela grande misture o fermento no açúcar e sal, com metade da água da água. Adicione o óleo e a farinha, progressivamente.  Acrescente o restante da água e misture até a massa ficar homogênea. Em uma mesa ou pia, esfarinhe a superfície e sove bem a massa.

Se você não tem muito jeito para fazer bolinhas idênticas que depois serão abertas e recheadas em forma de esfiha, faça como eu. Separe a massa em quatro partes e, uma de cada vez, abra com um rolo. Não se esqueça de sempre esfarinhar a superfície para não agarrar. Use um copo ou caneca para cortar círculos idênticos de massa. Com o círculo na palma de uma das mãos, coloque uma colher de recheio. Feche primeiro uma das extremidades, como se fosse fechar ao meio, mas vá até a metade da massa apenas. Depois junte a outra borda, formando um triângulo. Eu gosto das esfihas bem recheadas, por isso deixo uma parte central sem fechar. Fazendo dessa forma suas esfihas vão ficar no mesmo tamanho e muito mais bonitinhas na hora de servir. Se desejar, pincele com azeite e shoyu para dourar por fora, e salpique com gergelim. Nas esfihas foto abaixo eu simplesmente esqueci de fazer isso herere....

Antes de levar ao forno, deixe-as descansando por 10 min. Enquanto isso, esquente o forno. Depois leve as esfihas a 200ºc por 15 minutos, em média.

3 comentários:

Faustino, o preá! disse...

Deve ser muito bom!
Vou tentar fazer um dia!
:]

dani disse...

UMA DELÍCIA! VALE A PENA ESPERIMENTAR. ÓTIMA PARA QUEM ESTÁ DE DIETA.
:) DANIELA

Sara disse...

É bom ser capaz de fazer essas coisas, eu ainda acho que eu gostaria de poder cozinhar para meus animais, da mesma forma, mas sempre comprar ração para coelhos