3 de janeiro de 2010

Pvt com milho e ervilha

Para acompanhar o arroz com almeirão fiz este prato com Pvt que é mais prático ainda. E fica muito saboroso, bem temperadinho.



Ingredientes:

1 lata de ervilha em conserva
1/2 lata de milho verde em conserva
1 xícara de pvt escura em grãos
3 colheres de sopa de azeitonas sem caroço picadas
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá cheia de alho em pedaços
sal a gosto
1/2 copo de água filtrada

Preparo:

Hidrate a pvt em água fria por 30 minutos. Em um escorredor coloque a pvt hidratada, as azeitonas, as ervilhas e o milho, tudo junto. Agora lave na torneira, para tirar bem a água da conserva (que é horrível, né?).

Numa panela anti-aderente, coloque o óleo e o alho, esperando este dourar. Vá acrescentando os outros ingredientes, juntamente com a água e sal a gosto. Espere a água ferver. Desta maneira a pvt ficará cremosa com os outros ingredientes, principalmente com a ervilha. É uma dica para a pvt não ficar seca demais.


Arroz com almeirão

Dia 2 de janeiro no supermercado e... hortaliças ruins. A única coisa que estava boa era o almeirão. Como adoro arroz integral com vegetais, resolvi tentar esta receita, e ficou muito saborosa.

Ingredientes do arroz com almeirão:
1 e 1/2 xícara de arroz integral cozido em água e sal
1 pé de almeirão picado como couve
1 colher de sopa cheia de alho picadinho
2 cebolas pequenas fatiadas
3 colheres de sopa de azeite
sal a gosto
3 dedos de um copo de água filtrada

Preparo:
Mais fácil é impossível. Basta colocar o azeite e o alho numa panela anti-aderente e deixar dourar, acrescentando a cebola em seguida. Quando a cebola estiver dourada, acrescente o almeirão. Mexa até o almeirão murchar na panela, e vá acrescentando o arroz aos poucos, mexendo sempre. Coloque 3 dedos de um copo de água na panela e acerte o sal.